Quinta-feira, 28 de março de 2024

Novo modelo de CNH brasileira entrará em vigor em 2022; confira detalhes e data da emissão

A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira entrará em vigor a partir de 1º de junho de 2022. O novo modelo

Postado em: 28-12-2021 às 09h16
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Novo modelo de CNH brasileira entrará em vigor em 2022; confira detalhes e data da emissão
O novo modelo terá cores verde e amarela, com uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir | Foto: Divulgação

A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira entrará em vigor a partir de 1º de junho de 2022. O novo modelo foi definido conforme a resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 13 de dezembro. O documento poderá ser expedido em meios físico, digital ou ambos, a depender da escolha do condutor.

Segundo o Contran, o documento será emitido para quem precisar de segunda via, aos recém habilitados e para quem renovar a CNH. Não será exigida troca imediata para o novo padrão a quem tirou ou renovou a carteira recentemente.

O novo modelo será emitido com predominância das cores verde e amarelo, trazendo uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir. A primeira coluna terá a categoria da CNH, seguida por uma imagem do automóvel e a indicação se o detentor do documento está habilitado para dirigir aquele tipo de veículo.

Continua após a publicidade

O documento também diferenciará quem tem permissão para dirigir, por meio da letra “P”, e quem já possui CNH definitiva, com a letra “D”. Além disso, será expresso se o condutor utiliza a CNH para o exercício de atividade remunerada e terá um campo para constar as restrições médicas.

O QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017, será mantido. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista.

Veja Também