Governo federal recusa ajuda oferecida pela Argentina às vítimas das chuvas na Bahia

O número de mortos em decorrência das enchentes na Bahia subiu para 24 de acordo com informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do estado

Postado em: 30-12-2021 às 09h12
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo federal recusa ajuda oferecida pela Argentina às vítimas das chuvas na Bahia
O número de mortos em decorrência das enchentes na Bahia subiu para 24 de acordo com informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do estado | Foto: Reprodução/Internet

Em nota, o Governo do estado da Bahia informou que o Ministério das Relações Exteriores negou autorização do envio de ajuda humanitária por parte do governo da Argentina às vítimas das enchentes. De acordo com o comunicado, o governo argentino se colocou disposto a enviar imediatamente ao sul da Bahia uma missão com profissionais especializados nas áreas de água, saneamento, logística e apoio psicossocial para as vítimas dos estragos que foram causados pelas fortes chuvas no estado.

O governo baiano afirmou que recebeu um documento do consulado argentino informando a decisão da União na noite da última quarta-feira (29/12). Na dispensa aos esforços do país vizinho, o governo brasileiro afirmou que a crise na Bahia está “sendo enfrentada com a mobilização interna de todos os recursos financeiros e de pessoal necessários”.

O Ministério das Relações Exteriores ainda informou que “na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o Governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão dos Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos”.

Continua após a publicidade

O número de mortos em decorrência das enchentes na Bahia subiu para 24 de acordo com informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do estado (Sudec). Diante da crise, 15 estados e o Distrito Federal anunciaram envio de ajuda para as cidades inundadas.

Por meio das redes sociais, o governador Rui Costa (PT) agradeceu a ajuda do governo argentino e pediu celeridade do governo federal para autorizar a missão estrangeira. O governador ainda expressou gratidão ao embaixador Daniel Scioli e à presidente da comissão nacional dos Capacetes Brancos, a embaixadora Sabina Frederic, assim como ao cônsul-geral da Argentina na Bahia, Pablo Virasoro.

Veja Também