Quinta-feira, 28 de março de 2024

Casos de Ômicron já chegam a 70% na rede privada de hospitais em 16 estados

A Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) confirmou no início da tarde desta quinta-feira (30/12) o registro do primeiro caso de infecção pela variante Ômicron na capital.

Postado em: 30-12-2021 às 17h12
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Casos de Ômicron já chegam a 70% na rede privada de hospitais em 16 estados
A Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) confirmou no início da tarde desta quinta-feira (30/12) o registro do primeiro caso de infecção pela variante Ômicron na capital | Foto: Reprodução

Uma análise realizada em 640 amostras positivas de covid- 19, coletadas em 16 estados brasileiros, apontou que 31,7% dos casos eram de infecções pela variante Ômicron. O levantamento foi feito pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS) em parceria com os laboratórios Dasa e DB Molecular.

O número de infectados pela Ômicron tem crescido a cada dia. Na última semana, ultrapassou a taxa de 40% das infecções causadas pela variante, chegando a cerca de 70% na rede privada de hospitais de 16 estados, até o dia 25.

Um total de 30.483 testes RT-PCR Especial, disponíveis em sua maioria na rede privada, foi realizado pelos dois laboratórios no período. Desses, 640 deram positivos para o SARS-CoV-2 (2,1%).

Continua após a publicidade

E, entre os testes positivos, 203 (31,7%) indicaram a variante Ômicron em oito estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Goiás, Santa Catarina e Tocantins.

Em Goiás

A Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) confirmou no início da tarde desta quinta-feira (30/12) o registro do primeiro caso de infecção pela variante Ômicron na capital. A confirmação foi em uma mulher de 40 anos, que não possui histórico de viagem, o que pode indicar a circulação comunitária na Região Metropolitana de Goiânia.

De acordo com a pasta, todos os que tiveram contato com a mulher nos últimos dias já estão sendo rastreados. Outros três casos, também de moradores de Goiânia, foram confirmados por parte da Secretaria de Saúde de Goiás (SES), que deve divulgar detalhes em breve.

Em Aparecida de Goiânia

Até o dia 23/12, já haviam sido registrados 22 casos da variante em Aparecida de Goiânia, de um total de 74 casos em todo Brasil. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, 17 dos 22 casos tinham relação entre si. Nos outros 5 não foi possível estabelecer a origem da contaminação.

No município, foi constatada a transmissão comunitária que, de acordo com o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, existe quando há casos de transmissão do vírus na população entre pessoas que não estiveram nos países com registro da doença, e nem tiveram contato com quem esteve.

Veja Também