Governo edita MP para flexibilizar regras do setor aéreo

Além de revogar e revisar dispositivos do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), a medida cria uma nova tabela para a Taxa de Fiscalização da Aviação Civil.

Postado em: 31-12-2021 às 14h30
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo edita MP para flexibilizar regras do setor aéreo
Além de revogar e revisar dispositivos do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), a medida cria uma nova tabela para a Taxa de Fiscalização da Aviação Civil | Foto: Reprodução/Pedro Ventura/Agência Brasília

Foi publicada nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial da União (DOU), a Medida Provisória (MP) 1.089/2021, que altera várias regras sobre o setor aéreo. A medida, segundo o governo, é parte do programa Voo Simples, lançado em 2020, que reúne medidas para reduzir a burocracia do setor para aumentar a eficiência na prestação de serviços.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), vários procedimentos alterados eram das décadas de 70 e 80 e estavam defasados. Além de revogar e revisar dispositivos do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) e de outras leis do setor, a medida cria uma nova tabela para a Taxa de Fiscalização da Aviação Civil, com valores ajustados de acordo com o porte das empresas e complexidade do serviço prestado.

A revisão das taxas, segundo a agência, vai deixar a cobrança mais justa. Como exemplo, a Anac cita a certificação concedida a balões. Antes, o custo para obter a certificação seria de R$ 900 mil. Com a MP, a agência estima o custo máximo de R$ 20 mil.

Continua após a publicidade

Além disso, o texto extingue a necessidade de contratos de concessão de empresas aéreas, dispensa as empresas de fazer a revalidação da outorga a cada cinco anos, acaba com a obrigatoriedade de autorização prévia para a construção de aeródromos e simplifica o aceite de certificações de autoridades estrangeiras para aeronaves importadas. O texto também simplifica o cadastro de aeronaves menos complexas.

Com informações da Agência Senado

Veja Também