Após festas de fim de ano, testes positivos de covid-19 quase triplicam no Rio de Janeiro

O aumento surge em meio à chegada da variante ômicron ao país e do apagão de dados oficiais sobre covid-19.

Postado em: 03-01-2022 às 10h03
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Após festas de fim de ano, testes positivos de covid-19 quase triplicam no Rio de Janeiro
O aumento surge em meio à chegada da variante ômicron ao país e do apagão de dados oficiais sobre covid-19 | Foto: Reprodução

As festas de final de ano na cidade do Rio de Janeiro trouxeram consequências no casos de infecção pela covid-19, com um aumento de pelo menos três vezes no número de testes positivos nos últimos dias. Na semana anterior ao Natal, a capital carioca registrou 132 casos positivos da doença. Já na última semana de 2021, o número saltou para 386 exames positivos.

Esses resultados representam 6% do total de 6.430 testes feitos no município entre 24 e 31 de dezembro, percentual que aumentou ao longo do mês passado, segundo mostra o Painel Covid-19, da prefeitura. O aumento surge em meio à chegada da variante ômicron ao país e do apagão de dados oficiais sobre covid-19 verificado nas últimas semanas.

Os números também refletem um aumento da busca por diagnóstico. Na semana entre o Natal e o Réveillon, festas particulares tiveram de ser canceladas ou adaptadas após testes positivos.

Continua após a publicidade

Ômicron no Rio

Durante atendimentos, profissionais que trabalham em farmácias e de postos da rede municipal já falam, informalmente, que “a ômicron chegou”. Profissionais que atuam no atendimento primário em São Paulo também veem um aumento dos casos.

“A moça da farmácia me disse que o normal agora é o teste dar positivo mesmo”, contou uma profissional de marketing do Rio em entrevista anônima ao portal UOL.

Veja Também