Reinfecção de Preta Gil resultou em fake news sobre eficácia das vacinas contra a Covid-19

A OMS explicou que "Casos de infecção podem acontecer com qualquer vacina e não significam que as vacinas não funcionam".

Postado em: 03-01-2022 às 17h13
Por: Almeida Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Reinfecção de Preta Gil resultou em fake news sobre eficácia das vacinas contra a Covid-19
A OMS explicou que "Casos de infecção podem acontecer com qualquer vacina e não significam que as vacinas não funcionam". | Foto: Reprodução

Fake news sobre a vacinação contra a Covid-19 começaram a circular nas redes sociais após a cantora Preta Gil testar positivo pela segunda vez. Mesmo tomando as duas doses da vacina, Preta Gil se contaminou novamente e disse que está “praticamente assintomática”. No Twitter, várias pessoas questionaram a reinfecção do vírus e medidas adotadas como passaporte da vacina. A OMS explicou que “Casos de infecção podem acontecer com qualquer vacina e não significam que as vacinas não funcionam”.

De acordo com especialistas e entidades de Saúde, os imunizantes contra a doença não previnem 100% das infecções, mas reduzem os riscos de morte e casos graves. As reinfecções também não são descartadas; estudos indicam que pessoas que já tiveram Covid têm mais chances de testarem positivo pela variante ômicron do que com outras cepas do vírus.

“O principal objetivo das vacinas (…) não é exatamente evitar a infecção, mas, evitar a hospitalização. O que a gente quer é que não vá para o hospital, que não morra”, afirmou a pesquisadora Marilda Siqueira. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças ainda afirmou que pessoas não vacinadas têm um risco 11 vezes maior de morrer por covid-19 do que as vacinadas.

Veja Também