Procura por teste de Covid tem aumento de 30% na rede privada; casos de influenza também crescem

A taxa de positividades dos casos saltou de 6%, na semana do Natal, para 15% na semana do Réveillon

Postado em: 05-01-2022 às 10h41
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Procura por teste de Covid tem aumento de 30% na rede privada; casos de influenza também crescem
A taxa de positividades dos casos saltou de 6%, na semana do Natal, para 15% na semana do Réveillon | Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

A procura por testes RT-PCR para Covid-19 aumentou em 30% nos laboratórios particulares de todo o país somente na última semana. Os dados são da Associação Médica de Medicina Diagnóstica (Abramed). De acordo com a associação, a taxa de positividades dos casos saltou de 6%, na semana do Natal, para 15% na semana do Réveillon.

O aumento no número de casos do virus Influenza A H3N2, junto a uma elevação na transmissão da Covid-19, já resulta desde dezembro em uma alta na procura por atendimento nos hospitais, e o número de atendimentos online, via telemedicina, cresceu nas últimas duas semanas.

Uma das maiores empresas do setor, por exemplo, viu o índice de pronto atendimento dobrar em apenas 3 dias, passando de 2 mil por dia para 4 mil atendimentos nos primeiros dias do ano. Para atender a demanda, hospitais e planos de saúde precisaram aumentar o quadro de profissionais.

Continua após a publicidade

“Tivemos que dobrar o nosso quadro de profissionais de saúde em apenas 4 dias. Acreditamos que a tendencia é de aumento no número de atendimentos, não só por conta do momento que vivemos, mas também porque os usuários estão mais familiarizados com a telemedicina” explica Jorge Ferro, CEO do grupo Iron.

Dados da Rede de Vigilância Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Genomahcov / Fiocruz) mostram que a variante Ômicron da Covid-19 foi encontrada em 17,6% das amostras sequenciadas no Brasil, durante o mês de dezembro. Das 1.119 amostras analisadas, 197 eram da nova variante. Em novembro de 2021, a Ômicron correspondia a 0,1% das amostras sequenciadas.

Veja Também