Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Em reunião, Anvisa recomenda evitar drive-thru para vacinação de crianças; entenda o motivo

A Anvisa e os conselhos de saúde devem permanecer em diálogo para a definição de outras diretrizes.

Postado em: 07-01-2022 às 08h58
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Em reunião, Anvisa recomenda evitar drive-thru para vacinação de crianças; entenda o motivo
A Anvisa e os conselhos de saúde devem permanecer em diálogo para a definição de outras diretrizes | Foto: Reprodução/Agência Brasil

Durante reunião com participação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), representantes da Anvisa fixaram diretrizes e recomendações para o início da vacinação contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.

Entre as 17 recomendações feitas aos conselheiros, está a necessidade de se guardar o intervalo de 15 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e imunizantes contra outras doenças; que seja evitada a modalidade “drive-thru” para vacinação infantil; e que a vacinação seja iniciada apenas após o treinamento dos profissionais de saúde.

Outra recomendação foi que as crianças permaneçam ao menos 20 minutos no local da vacinação, para que sejam observadas durante esse período. Isso deve ocorrer para que os profissionais de saúde identifiquem possível sintomas de covid ou demais doenças, o que é dificultado se a modalidade de vacinação for drive-thru.

Continua após a publicidade

Também foi recomendado que a imunização de crianças ocorra em locais exclusivos, diferentes da vacinação em adultos. Isso deve evitar erros, como a imunização com doses de adultos ou aplicação de outras vacinas pediátricas.

Os frascos também serão diferentes: a vacina pediátrica da Pfizer tem rótulo e tampa na cor laranja. Para as demais faixas etárias, a tampa será roxa a cor roxa.

De acordo com o governo, a Anvisa, o Conass e o Conasems permanecerão em diálogo para aprimoramento das orientações.

Veja Também