Anvisa aprova registro do IFA produzido pela Fiocruz e Brasil terá vacina 100% nacional

Desde maio de 2021 a Fiocruz vem produzindo lotes testes do IFA para aprovação

Postado em: 07-01-2022 às 12h35
Por: Igor Afonso
Imagem Ilustrando a Notícia: Anvisa aprova registro do IFA produzido pela Fiocruz e Brasil terá vacina 100% nacional
Desde maio de 2021 a Fiocruz vem produzindo lotes testes do IFA para aprovação | Foto: Reprodução

A Anvisa aprovou na manhã desta sexta-feira (7/1), a produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A decisão conclui o processo da Fiocruz para que o Brasil tenha uma vacina 100% nacional.

Com o IFA nacional, a vacina contra a Covid-19 disponibilizada no Brasil pela fundação, será produzida com todas as etapas de produção realizadas no país. Para essa decisão, a Anvisa avaliou os estudos de comparabilidade.

Esses estudos demonstraram que, ao ser fabricado no país, o insumo mantém o mesmo desempenho e qualidade que a vacina importada. Em maio do ano passado, a Agência já havia concedido a Certificação de Boas Práticas de Fabricação do novo insumo, o que assegura que a linha de produção cumpre todos os requisitos necessários para a garantia da qualidade do IFA.

Continua após a publicidade

Desde então, a Fiocruz já vinha produzindo lotes testes para obter a autorização de uso do IFA nacional na vacina contra a Covid-19. A decisão desta sexta-feira conclui a transferência de tecnologia feita pela Fiocruz e que teve início ainda no ano passado.

A vacina da AstraZeneza/Fiocruz está autorizada no Brasil desde 17 de janeiro de 2021 e recebeu o registro definitivo em 12 de março de 2021.

Veja Também