Quinta-feira, 28 de março de 2024

Pesquisadores buscam respostas para comportamento agressivo de botos na Amazônia

O comportamento em questão se trata da agressividade de botos machos, que estão atacando filhotes, inclusive a recém-nascidos.

Postado em: 09-01-2022 às 17h56
Por: Almeida Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Pesquisadores buscam respostas para  comportamento agressivo de botos na Amazônia
O comportamento em questão se trata da agressividade de botos machos, que estão atacando filhotes, inclusive a recém-nascidos. | Foto: Reprodução

A revista científica Behaviour publicou recentemente uma pesquisa sobre um comportamento desconhecido, observado nos últimos anos por pesquisadores que estudam a vida dos botos cor-de-rosa, espécie tradicional da Amazônia.  O comportamento em questão se trata da agressividade de botos machos, que estão atacando filhotes, inclusive a recém-nascidos.

O primeiro comportamento incomum ocorreu em 2013, e houveram outros casos percebidos em 2014, 2016, 2017 e 2018. O comportamento observado destoa também de outras espécies de golfinhos.  A equipe de pesquisadores responsável pelo estudo é do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia e do Projeto Boto, liderada pela cientista brasileira Vera Maria da Silva,  que há 26 anos monitora os botos em campo, quase diariamente, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. 

A pesquisadora Vera Maria explica que mesmo monitorando diariamente os botos, a chance de registrar esse tipo de comportamento é reduzida, inclusive porque a maior parte ocorre embaixo d’água, o que não é acompanhado pelas equipes. Outra pergunta que os pesquisadores buscam respostas é que, com tantas horas de observação desses animais, por que tão poucos registros foram feitos e por que só recentemente?

Veja Também