Quinta-feira, 28 de março de 2024

Veja detalhes sobre pagamento do PIS/PASEP 2022 apresentados pela Caixa e Ministério da Cidadania

Para pessoas afetadas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais, o pagamento será feito no dia 8 de fevereiro independente do mês de nascimento

Postado em: 10-01-2022 às 15h46
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Veja detalhes sobre pagamento do PIS/PASEP 2022 apresentados pela Caixa e Ministério da Cidadania
Para pessoas afetadas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais, o pagamento será feito no dia 8 de fevereiro independente do mês de nascimento | Foto: reprodução

O calendário e o início de pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP) foi apresentado nesta segunda-feira (10/1) pelo ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. Vale lembrar que o pagamento do PIS é feito pela Caixa e do PASEP pelo Banco do Brasil.

Segundo Onyx, o pagamento vai ocorrer nos meses de fevereiro e março de 2022. Anteriormente, acontecia no ano posterior, mas por recomendação dos órgãos de controle o Ministério do Trabalho ficou responsável por identificar, individualizar e determinar aqueles que poderiam receber o abono salarial.

De acordo com a legislação, o pagamento deveria acontecer no segundo semestre de 2021 e primeiro semestre de 2022. Entretanto, por conta do ajuste, houve um retardo e, agora os pagamentos serão feitos conforme calendário montado pela Caixa Federal.

Continua após a publicidade

Conforme a apresentação, os critérios para recebimento do benefício são: estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos; ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2020); ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base; ter os dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS); e a avaliação de elegibilidade realizada pela DATAPREV e pagamento pela Caixa (PIS) e Banco do Brasil (PASEP).

A previsão é que sejam 22 milhões de beneficiários pelo programa com R$ 19,5 bilhões. A consulta da situação do benefício e data de pagamento pode ser checada no aplicativo Caixa Trabalhador e no aplicativo Caixa Tem, a partir de fevereiro.

Segundo Pedro Guimarães, quem recebe na Caixa é o trabalhador vinculado ao PIS. O recebimento é feito por crédito em conta corrente ou poupança, crédito pelo Caixa Tem, em Conta Poupança Social Digital aberta automaticamente pelo banco. Caso não for possível abrir conta digital, o beneficiário deve receber por meio do cartão do cidadão e a senha.

Para famílias afetadas nos desastres da Bahia e Minas Gerais, o recebimento será no dia 8 de fevereiro, independe do mês de nascimento. Já para os demais, o pagamento será feito conforme mês de nascimento. Confira abaixo o calendário.

Veja vídeo na íntegra.

Veja Também