Em 2022, buscas por voos aeromédicos para Covid-19 já superaram as realizadas durante outubro de 2021

Coordenador Aeromédico da Brasil Vida, Gilberto Júnior, diz que a tendência é haver crescimento ainda maior nas buscas

Postado em: 12-01-2022 às 15h44
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Em 2022, buscas por voos aeromédicos para Covid-19 já superaram as realizadas durante outubro de 2021
Coordenador Aeromédico da Brasil Vida, Gilberto Júnior, diz que a tendência é haver crescimento ainda maior nas buscas | Foto: divulgação

O aumento de casos de Covid-19 no Brasil refletiu diretamente na operação da Brasil Vida Táxi Aéreo, empresa referência no transporte aeromédico de pacientes no país e no exterior. Se analisados apenas os primeiros 11 dias de 2022, já foram realizados o transporte de 22 pessoas com diagnóstico positivo para a doença, número superior ao registrado durante todo o mês de outubro de 2021, em que teve 17 missões.

O levantamento da empresa mostra a desaceleração sustentada do serviço. Em julho de 2021, a operação teve redução de 67% em comparação a junho do mesmo ano. Até outubro, o ritmo era de desaceleração.

Em novembro de 2021, a demanda saltou 95%, com 33 contratações. Segundo o Coordenador Aeromédico da Brasil Vida, Gilberto Júnior, a tendência é de crescimento. “Chegamos a atender mais de 300 pacientes com coronavírus em um único mês, e reduzimos ao menor número em outubro, com apenas 17 voos. Agora, nestes primeiros 11 dias do ano, já foram 22 pacientes para hospitais de referência, o que nos coloca em um estado de alerta. Se o cenário se manter, podemos terminar janeiro com o dobro da procura de dezembro”, estima.

Continua após a publicidade

De acordo com Phelipe Augusto Fleury, diretor da empresa, desde o início da pandemia a empresa se destaca em assistência a pacientes com complicações causadas pela Covid-19. Em 2021, foram transportadas o total de 1.555 pessoas apresentando quadros graves. “Tivemos média de 10 voos diários no estágio mais grave da pandemia, o que exigiu um esforço surreal das nossas equipes para socorrer todos os que precisavam de nós”, afirma.

Em cenário internacional, as missões foram realizadas no exterior também para atender pacientes infectados pela Covid-19. Na primeira semana de 2022, a empresa repatriou do Chile um americano que vive em Atlanta, nos Estados Unidos. O paciente em questão é um homem, de 39 anos, que recebeu um diagnóstico positivo para a doença durante a viagem e acionou o seguro-saúde para retornar aos Estados Unidos.

Em 2021, foram totalizados 21 voos internacionais, sendo destes, cinco operações de repatriação para diversos países, também oriundos do Chile, quando um cruzeiro de luxo precisou manter quarentena em Puerto Montt.

Veja Também