Quinta-feira, 28 de março de 2024

Rio Grande do Sul enfrenta calor intenso nos próximos dias com termômetros superando 40°C

Recorde de calor no estado gaúcho aconteceu em fevereiro de 2014, atingindo 40,6°C

Postado em: 12-01-2022 às 17h51
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Rio Grande do Sul enfrenta calor intenso nos próximos dias com termômetros superando 40°C
Recorde de calor no estado gaúcho aconteceu em fevereiro de 2014, atingindo 40,6°C | Foto: reprodução

O Rio Grande do Sul enfrentará dias de sol e calor intenso, segundo meteorologistas da Climatempo. A previsão é que, até o fim da semana, a onda de calor provoque temperaturas em torno de 40°C no interior do estado e, em alguns municípios, pode ser que os termômetros se aproximem dos 43°C.

Conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 216 municípios no Rio Grande do Sul devem ser atingidos pelo calor intenso. As temperaturas ficarão 5°C acima da média por um período de três a cinco dias. O período começou na última terça-feira (11/1).

Em Porto Alegre, os termômetros devem atingir 37°C nesta sexta-feira (14/1). O recorde de calor na capital do Rio Grande do Sul foi em fevereiro de 2014, que atingiu 40,6°C, de acordo com a Climatempo.

Continua após a publicidade

As massas polares não irão se aproximar do território gaúcho devido a um bloqueio atmosférico que irá impedir que novas frentes frias avancem pelo estado. A partir desta quarta-feira (12/1), um vento do quadrante norte do Rio Grande do Sul irá fazer com que as temperaturas subam com mais facilidade.

Segundo a Defesa Civil de Porto Alegre, os índices de radiação ultravioleta atingirão níveis entre 11 e 16. Portanto, é recomendado que todos que se expuserem ao sol ou altas temperaturas usem roupas frescas, mantenham a hidratação constante, façam refeições leves, evitem exercícios físicos entre as 10h e 16h, utilizem protetores solares, chapéus e óculos escuros com proteção UVA e UVB.

Veja Também