Aumento da procura por testes de Covid-19 está provocando escassez de reagentes

O alerta sobre a possibilidade de escassez parte do  presidente do Sindilabs-GO, Christiane do Valle.

Postado em: 13-01-2022 às 17h41
Por: Almeida Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Aumento da procura por testes de Covid-19  está provocando escassez de reagentes
O alerta sobre a possibilidade de escassez parte do  presidente do Sindilabs-GO, Christiane do Valle. | Foto: Reprodução

A grande procura por testes de Covid-19 (RT-PCR), que vem sendo registrada desde as festividades de fim de ano em todo o Brasil, já está provocando uma escassez de reagentes no mercado brasileiro e internacional. A falta desses reagentes poderá provocar atraso na entrega de resultados.

O alerta sobre a possibilidade de escassez parte do  presidente do Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue do Estado de Goiás (Sindilabs-GO), Christiane do Valle, que afirma que o crescimento constante na procura pelos testes e a falta de reagentes no mercado nacional e mundial podem aumentar o prazo de entrega dos resultados e até levar, futuramente, à suspensão temporária dos testes.

Apesar de os laboratórios ainda estarem conseguindo atender a alta demanda, o Sindilabs-GO  e a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) já fazem o monitoramento dos reagentes para evitar o desabastecimento. Laboratórios nacionais, que realizam o exame, anunciaram na última terça-feira (11), a restrição no recebimento de amostras devido à capacidade produtiva.

Continua após a publicidade

No último boletim divulgado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) informou que Goiás registrou 6.803 casos de Covid em 24h, um dos maiores números desde o início da pandemia. 

Veja Também