Conta de luz deve subir mais após Bolsonaro autorizar empréstimos para distribuidoras

As operações de crédito serão pagas pelos consumidores, por meio de taxa extra na conta de luz

Postado em: 16-01-2022 às 11h05
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Conta de luz deve subir mais após Bolsonaro autorizar empréstimos para distribuidoras
As operações de crédito serão pagas pelos consumidores, por meio de taxa extra na conta de luz | Foto: reprodução

Após decreto publicado nesta sexta-feira (14/01) no Diário Oficial da União (DOU), em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) autorizou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a definir as regras para concessão de empréstimos para as empresas distribuidoras, o jornalista Antonio Temóteo, do Antagonista, afirmou que as contas de energia tendem a subir novamente. Ainda conforme o texto no portal, isso acontecerá, pois as operações de crédito serão pagas pelos consumidores, por meio de taxa extra na conta de luz.

Como mostrado pelo véiculo no último ano, Bolsonaro teria editado uma medida provisória em dezembro do ano passado para socorrer as empresas do setor elétrico e evitar um tarifaço em ano eleitoral. O texto enviado ao Congresso autoriza a concessão de empréstimos para as empresas e a criação de uma bandeira tarifária extra, em casos de escassez hídrica.

Na época de seca, com a falta de chuvas e o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas ao longo de 2021, o governo já havia sido “obrigado” a acionar as termelétricas, que produzissem energia mais cara. Com o aumento no preço do diesel e do gás natural, as distribuidoras gastaram mais para comprar a energia.

Continua após a publicidade

Com a publicação do decreto, a Aneel poderá calcular o tamanho do custo extra das empresas e definir as regras para a concessão de empréstimos para as distribuidoras. Segundo analistas do setor, apesar do rombo estimado das empresas chegar a R$ 15 bilhões, o valor total dos empréstimos pode ser de R$ 6 bilhões. A oferta de crédito seria menor porque o aumento do volume de chuvas no país reduziu o preço da energia a partir do fim de 2021 e favorece o caixa das distribuidores. 

Apesar disso, nada foi dito sobre a quantidade de chuva que tem caído nas últimas semanas.

Veja Também