Um ano de vacinação: quase 70% dos brasileiros já tomaram 2 doses contra covid-19

Embora seja difícil falar sobre o fim da pandemia, é fato que a vacinação contribuiu, e ainda contribui diariamente para salvar vidas de brasileiros e brasileiras.

Postado em: 17-01-2022 às 08h27
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Um ano de vacinação: quase 70% dos brasileiros já tomaram 2 doses contra covid-19
Embora seja difícil falar sobre o fim da pandemia, é fato que a vacinação contribuiu, e ainda contribui diariamente para salvar vidas de brasileiros e brasileiras | Foto: Reprodução

A vacinação contra covid-19 no Brasil completa um ano nesta segunda-feira, 17 de janeiro. Desde a primeira dose aplicada no país, recebida pela enfermeira paulista Mônica Calazans, já foram mais 308 milhões de doses aplicadas com as vacinas disponíveis, imunizando totalmente cerca de 68% da população brasileira.

A marca de 70% já é aguardada a um bom tempo. Este é o percentual apontado por especialistas na área de epidemiologia como sendo a meta a ser alcançada. Desde o início da pandemia acreditava-se que quando essa taxa de proteção for atingida, a transmissão do vírus começaria se extinguir e as infecções seriam controladas.

Embora seja difícil falar sobre o fim da pandemia, é fato que a vacinação contribuiu, e ainda contribui diariamente para salvar vidas de brasileiros e brasileiras. Basta lembrar que no pico da doença morriam de mais de 2.000 pessoas por dia ao longo de quase dois meses. Hoje o número de óbitos gira em torno de 130 por dia.

Continua após a publicidade

Vacinação em crianças

Após decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no mês passado, as crianças de 5 a 11 anos também estão aptas a se imunizar, com os calendários de vacinação começando a partir desta semana em várias capitais brasileiras.

Em Goiânia, a vacinação das crianças está prevista para começar hoje (17/1). Equipes de saúde receberam o treinamento necessário para imunizar esse grupo. A imunização será feita em ordem decrescente de idade, começando pelos que têm 11 anos. Segundo uma estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 726 mil crianças entre 5 e 11 anos.

Debate político ou científico?

Tal qual outros assuntos relacionados à pandemia, a vacinação contra a Covid-19 no Brasil já era alvo de embates políticos antes de seu início. Houve gestores que buscavam reconhecimento pela negociação dos imunizantes e governantes que questionavam sua eficácia mesmo após resultados promissores mostrados por estudos.

À época, o presidente Jair Bolsonaro chegou a questionar a CoronaVac, hoje uma das vacinas contra o vírus mais aplicadas nos brasileiros, devido ao seu local de origem. “Da China não compraremos. Não acredito que ela transmita segurança para a população pela sua origem. Esse é o pensamento nosso”, disse Bolsonaro um dia após desautorizar a compra de 46 milhões de doses do imunizante da fabricante Sinovac.

Veja Também