Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Pesquisadores brasileiros descobrem nova molécula que pode ajudar no tratamento do câncer

Na próxima etapa, os pesquisadores pretendem desenvolver mecanismos em que a molécula descoberta será colocada dentro de nanocápsulas

Postado em: 17-01-2022 às 10h21
Por: Igor Afonso
Imagem Ilustrando a Notícia: Pesquisadores brasileiros descobrem nova molécula que pode ajudar no tratamento do câncer
Na próxima etapa, os pesquisadores pretendem desenvolver mecanismos em que a molécula descoberta será colocada dentro de nanocápsulas | Foto: Reprodução

Pesquisadores brasileiros identificaram uma nova molécula que poderá contribuir para o tratamento contra o câncer. A molécula, presente em um complexo de cobre, possui propriedades de ações contra células do câncer a partir da seletividade, capacidade de divisão do DNA e mecanismos associados à morte celular.

Os cientistas responsáveis pela descoberta são da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e as informações foram publicadas no periódico Scientific Reports, do grupo Nature.

Os testes foram feitos em laboratório,a  partir de células tumorais de humanos e de camundongos. O complexo de cobre mostrou ser capaz de induzir a produção de um outro tipo de molécula, chamadas espécies reativas de oxigênio. Estas células são altamente reativas e podem transformar as demais células.

Continua após a publicidade

Na pesquisa, os cientistas verificaram que estas espécies reativas de oxigênio conseguiram atingir as células tumorais, danificando seu DNA. Os prejuízos foram tão graves que as células cancerosas entraram em processo de morte celular programada, processo chamado de apoptose.

O complexo de cobre age mais sobre as células tumorais do que as células saudáveis, sendo seletivo, o que, segundo o estudo, pode diminuir os efeitos colaterais como a toxicidade e aumentar as chances de cura do câncer.

Nos próximos passos do estudo, os pesquisadores pretendem desenvolver mecanismos em que a molécula descoberta será colocada dentro de nanocápsulas e este processo permitirá que o medicamento seja liberado diretamente nas células tumorais.

Veja Também