Vacinas brasileiras contra a Covid-19 devem ser disponibilizadas somente em 2023

As vacinas Butanvac e a Versamure estão entre os imunizantes que já entraram nas fases 1 e 2 de testes.

Postado em: 17-01-2022 às 15h35
Por: Almeida Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Vacinas brasileiras contra a Covid-19 devem ser disponibilizadas somente em 2023
As vacinas Butanvac e a Versamure estão entre os imunizantes que já entraram nas fases 1 e 2 de testes. | Foro: Reprodução

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente o Brasil está com 20 estudos de vacinas contra a Covid-19 em andamento, sendo que apenas dois deles estão nas fases 1 e 2 de testes. A estimativa é que os imunizantes brasileiros estejam à disposição da população em 2023.

Entre os imunizantes que já entraram nas fases 1 e 2 de testes estão a da Butanvac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, e a Versamure, desenvolvida pela empresa brasileira de biotecnologia Farmacore em parceria com a Universidade de São Paulo.

“No momento foi concluída a fase 1, com 320 voluntários. Estamos terminando a análise da fase para poder solicitar a continuidade do estudo nos comitês respectivos de ética a na Anvisa. O processo sofreu um certo retardo porque a campanha de vacinação avançou rapidamente, então teve que fazer uma modificação no protocolo clínico”, afirma Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.

Continua após a publicidade


A vacina da fabricante Versamure deve ter o início dos testes em humanos em fevereiro, segundo Helena Faccioli Lopes, CEO da Farmacore.


“Houve um atraso de seis meses nos Estados Unidos [chegada de material]. Haverá um processo de análise antes de começar os testes, o que dede ocorrer em fevereiro”, diz Helena. “Não temos uma data, mas esperamos ter a autorização para uso emergencial até o final de 2022”, diz a CEO da Farmacore.

Veja Também