Entenda o recurso para denúncia de informações enganosas lançado pelo Twitter no Brasil

Rede social anunciou lançamento do mecanismo no Brasil e em mais dois países após campanha de usuários pedindo por mais rigidez no combate à desinformação

Postado em: 17-01-2022 às 16h00
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Entenda o recurso para denúncia de informações enganosas lançado pelo Twitter no Brasil
Rede social anunciou lançamento do mecanismo no Brasil e em mais dois países após campanha de usuários pedindo por mais rigidez no combate à desinformação. | Foto: Reprodução

O Twitter anunciou, nesta segunda-feira (17), a liberação do recurso para denúncia de informações enganosas no Brasil. O mecanismo, que funciona em teste nos EUA, Coreia do Sul e Austrália desde agosto de 2021, será expandido também para Espanha e Filipinas.

A decisão de lançar o recurso acontece em meio à crise entre Twitter e usuários sobre a política da plataforma para lidar com conteúdo falso sobre Covid-19 e vacinação. Nas últimas semanas, a rede aplicou sanções a perfis apontados como disseminadores de fake news, e usuários fizeram campanha pedindo a inclusão do Brasil nos testes com o botão dessa modalidade de denúncia.

“Esperamos que a ferramenta de denúncias ajude nossas equipes a entender melhor novas narrativas e tendências em desinformação, em escala, e contribua para que avancemos na capacidade de detectar conteúdo enganoso no Twitter em tempo real”, afirma a rede em nota.

Continua após a publicidade

O texto diz ainda que as eleições de 2022 no Brasil e nas Filipinas pesaram para que esses países fossem integrados ao experimento. “Contribuirá para a avaliação de como esta ferramenta de denúncias seria usada em períodos de grandes eventos cívicos”.

Como funciona

No comunicado publicado nesta segunda-feira, o Twitter pontuou que o canal de denúncia funciona como um complemento para a segurança, já que mais de 50% do conteúdo que viola suas regras “é identificado por sistemas automatizados” e que “a maior parcela do restante é identificada a partir do monitoramento contínuo de nossas equipes internas ou do nosso trabalho com parceiros externos de confiança”.

A empresa citou que, dentre esse conteúdo ilegal, estão informações enganosas sobre a covid-19, de integridade cívica (mentiras sobre as eleições, por exemplo), bem como de mídia sintética e manipulada (imagens editadas que podem colocar pessoas em risco, por exemplo).

O botão para denúncia de desinformação se junta às opções que já eram disponibilizadas pela rede social. Agora, além das categorias “Não tenho interesse neste Tweet”, “É suspeito ou está enviando spam”, “É abusivo ou nocivo” e “Manifesta intenções de automutilação ou suicídio”, também é possível apontar que “As informações são enganosas”.

Ao escolher a última opção, o usuário pode especificar a denúncia entre as subcategorias “Política”, “Saúde” e “Outra coisa”.

Veja Também