Entenda do que se trata a nuvem “cogumelo” que chamou atenção de moradores de Brasília

Internautas compararam o fenômeno com caixa d’água, disco voador e cogumelo atômico

Postado em: 19-01-2022 às 16h46
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Entenda do que se trata a nuvem “cogumelo” que chamou atenção de moradores de Brasília
Internautas compararam o fenômeno com caixa d’água, disco voador e cogumelo atômico | Foto: reprodução

Uma nuvem com formato de cogumelo surpreendeu os moradores de Brasília, na última terça-feira (18/1). Imagens da nuvem foram compartilhadas nas redes sociais, recebendo destaque do Aeroporto Internacional de Brasília. A formação enorme foi comparada por internautas com caixa d’água, disco voador e cogumelo atômico, aquele formado com a fumaça das explosões de bombas nucleares.

Apesar de ser grande e escura, a nuvem não trouxe risco para os voos programados no dia. Essas nuvens podem ser reconhecidas por sua cor escura, uma base reta e o crescimento vertical, às vezes com o topo tomando formato de bigorna.  

Segundo o site especializado Climatempo, o fenômeno se tratava de uma cumulonimbus, um tipo de nuvem associada a tempestades e chuvas intensas. Elas são formadas em situações de acúmulo de calor na atmosfera e alta umidade do ar, comuns no verão, podem descarregar mais de 40 mm de chuva de uma vez só. O nome vem do latim “cumulus”, que significa amontoado, e “nimbus”, nuvem.

Continua após a publicidade

A previsão do tempo para Brasília, nesta quarta-feira (19/1), é de chuva na parte da tarde. Entretanto, os brasilienses não devem ver muitas cumulosnimbus no dia e a chuva dá uma pausa.

Veja Também