Combate às fake news: TSE estuda banir aplicativo Telegram durante o período eleitoral

Após tentativas frustradas de contato, a Corte deve se reunir para decidir quais serão as providências em relação ao aplicativo.

Postado em: 20-01-2022 às 09h15
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Combate às fake news: TSE estuda banir aplicativo Telegram durante o período eleitoral
Após tentativas frustradas de contato, a Corte deve se reunir para decidir quais serão as providências em relação ao aplicativo | Foto: Reprodução

O aplicativo de mensagens Telegram tem sido um reduto para circulação de fake news divulgadas pelo chamado ‘gabinete do ódio’, do Governo Federal. Para combater a interferência do app nas próximas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está estudando formas de banir o Telegram do Brasil durante o período eleitoral.

O objetivo é diminuir a disseminação de fake news no aplicativo de mensagens. De informações divulgadas na revista Veja, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, está há mais de um mês tentando contatar representantes do aplicativo para estudarem possíveis ações de combate às informações falsas e garantir mais segurança ao processo eleitoral. O ministro, no entanto, não obteve resposta.

Fontes contaram que já foram feitas quatro tentativas de contato, por meio de e-mails e carta física, enviados à sede da empresa em Dubai, nos Emirados Árabes. Nos registros dos Correios, porém, conta que as tentativas de entrega foram negativas.

Continua após a publicidade

A expectativa agora é que o ministro reúna a Corte para decidir quais serão as providências em relação ao aplicativo. Segundo ele, o mensageiro atualmente é uma das principais ferramentas utilizadas por grupos focados em disseminar teorias da conspiração e fake news sobre o sistema eleitoral.

Veja Também