Banco Central informa vazamento de dados de mais de 160 mil chaves PIX por “falhas pontuais”

Caso semelhante aconteceu em setembro de 2021 e, à época, foram vazados dados de 395 mil chaves PIX

Postado em: 21-01-2022 às 15h36
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Banco Central informa vazamento de dados de mais de 160 mil chaves PIX por “falhas pontuais”
Caso semelhante aconteceu em setembro de 2021 e, à época, foram vazados dados de 395 mil chaves PIX | Foto: Thiago Prudencio

O Banco Central (BC) informou que houve vazamento de dados ligados a 160.147 chaves PIX, nesta sexta-feira (21/1). Segundo a autarquia, foram expostos nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento e número de agência. O BC afirma que o problema ocorreu “em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição de pagamento”.

O caso foi observado entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2021, em informações sob a guarda e responsabilidade da Acesso Soluções de Pagamento S.A (Acesso). Na ocasião, o BC informou ainda que as informações vazadas são cadastrais. “As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, afirma em nota.

O banco afirma que as vítimas do vazamento serão notificadas por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição que for cliente, portanto, o contato não será feito por telefone, mensagem de texto ou e-mail, configurando golpe caso aconteça. “Nem o BC, nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, alerta.

Continua após a publicidade

O BC diz que como forma de compromisso e com transparência, decidiu comunicar à sociedade. “Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação”, declara.

Segundo a CNN Brasil Business, a Acesso informou que identificou “consultas indevidas” aos dados na plataforma Acesso Soluções de Pagamento no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT).

Além disso, o BC ressaltou que as providências para garantir a segurança de informações foram tomadas. “Reforçamos que tomamos, de forma tempestiva, todas as providências necessárias para garantir a segurança das informações mantidas pela companhia e o nosso compromisso em manter o mercado e nossos parceiros informados”.

Um caso semelhante aconteceu em setembro de 2021. Na época, o Banco Central informou o vazamento de dados de 395 mil chaves PIX sob a responsabilidade do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Na ocasião, a instituição informou que o vazamento “não afetou a confidencialidade de senhas, histórico de transações ou demais informações financeiras” dos clientes.

Veja Também