Efeitos do tsunami de Tonga foram sentidos no Brasil; saiba onde e como foi

Fenômeno foi sentido na Estação de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, elevando em oito centímetros o nível do mar

Postado em: 21-01-2022 às 16h45
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Efeitos do tsunami de Tonga foram sentidos no Brasil; saiba onde e como foi
Fenômeno foi sentido na Estação de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, elevando em oito centímetros o nível do mar | Foto: reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta sexta-feira (21/1) que o tsunami do arquipélago de Tonga, ocorrido no último sábado (15/1), foi percebido no Brasil 17 horas após o fenômeno. Os efeitos foram sentidos na Estação de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, gerando elevação de oito centímetros no nível do mar.

Segundo o engenheiro agrimensor do IBGE, Everton Gomes dos Santos, apontou que a alteração foi breve. “Houve uma discrepância significativa entre a previsão astronômica de maré e a altura do nível d’água do local. Logo depois de aproximadamente um dia, os níveis começaram a voltar ao normal”, afirma.

Nas outras cinco estações maregráficas ativas no país o fenômeno não foi percebido. Estas estão localizadas em Belém, no Pará, Fortaleza, no Ceará, Imbituba, em Santa Catarina, Salvador, na Bahia, e em Santana, Amapá.

Continua após a publicidade

Após uma forte erupção ocorrida no Hunga Tonga-Hunga Há’apai, vulcão submerso no Pacífico, ocorreu um tsunami em Tonga. As ondas chegaram a alcançar 1,2 metro e atingiu a costa do arquipélago, que possui aproximadamente 100 mil habitantes.

O tsunami deixou pelo menos três mortos e muitas localidades próximas ficaram sem acesso à energia elétrica. Os primeiros voos de ajuda humanitária, oriundos de Austrália e Nova Zelândia, começaram a chegar no arquipélago na última quinta-feira (20/1), após um alerta sobre a possível escassez de alimentos no país.

Veja Também