Agência Nacional de Aviação autoriza iFood a realizar entrega de pedidos com drones no Brasil

A empresa comemora a liberação, pois será a primeira a realizar delivery neste modal em todo o território brasileiro

Postado em: 22-01-2022 às 14h30
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Agência Nacional de Aviação autoriza iFood a realizar entrega de pedidos com drones no Brasil
A empresa comemora a liberação, pois será a primeira a realizar delivery neste modal em todo o território brasileiro | Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou, nesta sexta-feira (21/01), que a empresa brasileira iFood faça a entrega de comidas com drones no Brasil. Em parceria com a Speedbird Aero, ela será a primeira empresa das Américas a realizar delivery neste modal em todo o território brasileiro, porém ainda não anunciaram quando começarão a entregar pedidos via aérea no país.

Segundo a empresa, a autorização para uso diário comercial serve para as Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) e, com isso, os drones poderão carregar cargas de até 2,5 quilos e circularão em um raio de 3 km. O iFood informou que as operações ainda estão em fase de testes e já foram realizadas nas cidades de São Paulo (SP) e em Aracaju e Barra dos Coqueiros, em Sergipe.

“É uma conquista única para o Brasil. Esse é um marco histórico na aviação, mas também no desenvolvimento da sociedade. É o início de uma mudança que agilizará as entregas com o uso de um modal aéreo em parte das rotas. A operação seguirá avançando e, como próximos passos, serão analisados novos locais e a viabilidade de operação para investimento em outras regiões do país”, diz Fernando Martins, head de logística e inovação no iFood.

Continua após a publicidade

Por fim, a empresa explica que os drones também poderão complementar o trabalho dos entregadores em parte do percurso. Eles levarão os pedidos até um droneport, que será uma área específica e segura para pousos e decolagens dos veículos, e serão coletados por um entregador do iFood, que levará a entrega até os clientes.

Veja Também