Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Pandemia gerou retrocesso de uma década na educação brasileira, aponta Unicef

No ensino remoto, muitos alunos aprenderam apenas um quarto do que teriam nas aulas presenciais.

Postado em: 24-01-2022 às 09h20
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Pandemia gerou retrocesso de uma década na educação brasileira, aponta Unicef
No ensino remoto, muitos alunos aprenderam apenas um quarto do que teriam nas aulas presenciais | Foto: Reprodução

Alunos dos ensinos fundamental e médio no Brasil aprenderam apenas um quarto do que teriam nas aulas presenciais e o progresso no ensino de matemática e português em algumas séries regrediu em mais de uma década. As constatações foram do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), sobre os impactos da pandemia de covid-19 na educação infantil.

Ainda segundo o alerta, uma geração inteira será profundamente afetada pelo fechamento de escolas nos últimos dois anos no mundo, com perdas “quase irrecuperáveis”. As informações da nota do Unicef foram divulgadas pela colunista Jamil Chade, do UOL.

Usando dados de instituições nacionais, o Unicef aponta que, em média, alunos do estado de São Paulo “aprenderam apenas 28% do que teriam nas aulas presenciais e o risco de desistência aumentou mais do que três vezes”, disse o informe.

Continua após a publicidade

Matemática e português

O Unicef destaca ainda a regressão nos exames das principais matérias. Em matemática, os resultados foram equivalentes ao que existia há 14 anos, já nas provas de português, a regressão foi de dez anos. Outra constatação do Unicef é que, no Brasil, o Enem teve o menor número de candidatos desde 2007.

Veja Também