Brasileiros que renegociaram suas dívidas em 2020 voltaram à inadimplência no ano passado

segundo uma pesquisa nacional da Boa Vista, a reinadimplência deu um solavanco em 2021

Postado em: 24-01-2022 às 10h20
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasileiros que renegociaram suas dívidas em 2020 voltaram à inadimplência no ano passado
Segundo uma pesquisa nacional da Boa Vista, a reinadimplência deu um solavanco em 2021 | Foto: Reprodução

Mais da metade dos brasileiros que renegociaram suas dívidas em 2020 voltaram à inadimplência no ano passado, segundo uma pesquisa nacional da Boa Vista, empresa especializada em análise de crédito. Os motivos para este retorno são a inflação, o desemprego, a queda da renda e a redução do auxílio emergencial.

O levantamento leva em consideração as pessoas físicas que ficaram inadimplentes por falta de pagamento de qualquer tipo de conta, seja água, luz, condomínio, mensalidade escolar e outras. Com isso, verificaram que 64,3% dos entrevistados voltaram a inadimplência no ano passado.

A pesquisa nomeia essa situação como reinadimplência. Este índice, em 2019, foi de 51,8% e 53,1% em 2020. “Em 2021, a reinadimplência deu um solavanco, saindo do padrão de 50% para mais de 60%”, disse o economista e responsável pela pesquisa, Flávio Calife.

Continua após a publicidade

Segundo ele, esse salto é motivado pela oscilação da renda do consumidor no ano passado. Para ele alguns perderam o Auxílio Emergencial e outros tiveram o valor reduzido, o índice de desemprego continua alto e as novas vagas de trabalho estão no mercado informal, que tem remuneração menor.

Veja Também