Brasil será o primeiro país do mundo a disponibilizar testes rápidos e gratuitos para Hanseníase

O país ocupa a segunda posição de países mais atingidos pela doença.

Postado em: 26-01-2022 às 11h41
Por: Igor Afonso
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil será o primeiro país do mundo a disponibilizar testes rápidos e gratuitos para Hanseníase
O país ocupa a segunda posição de países mais atingidos pela doença | Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (25/1) que irá oferecer testes rápidos para detecção de hanseníase pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a pasta, o Brasil será o primeiro país do mundo a ofertar este tipo de exame de forma gratuita.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) deu o aval para a inclusão dos testes já agora em janeiro. “O O teste rápido para o diagnóstico é uma grande conquista, porque temos um sistema de saúde de acesso universal tão abrangente como nosso, o Brasil é o primeiro país do mundo a incorporar esses exames e oferecê-los gratuitamente a nossa população. Que nós possamos fazer o diagnóstico clínico, confirmar através dos exames sorológicos e através de uma terapia adequada, fazer com que os pacientes sejam curados”,  apontou Marcelo Queiroga, ministro da Saúde.

Em 2021, o Brasil registrou 15.155 casos da doença e, atualmente, o país ocupa a segunda posição de países mais atingidos pela doença.

Veja Também