Vacina contra a Covid-19 fabricada 100% no Brasil está em fase final de desenvolvimento, aponta Fiocruz

Nos primeiros lotes produzidos no Brasil, o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) vinha da China e agora, será produzida inteiramente pela FioCruz

Postado em: 30-01-2022 às 18h40
Por: Igor Afonso
Imagem Ilustrando a Notícia: Vacina contra a Covid-19 fabricada 100% no Brasil está em fase final de desenvolvimento, aponta Fiocruz
Nos primeiros lotes produzidos no Brasil, o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) vinha da China e agora, será produzida inteiramente pela FioCruz | Foto: Reprodução

A vacina da AstraZeneca, fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com todos os insumos produzidos no Brasil, já está em fase final de desenvolvimento. A previsão é de que os primeiros lotes sejam entregues em fevereiro ao Plano Nacional de Vacinação Contra a Covid-19.

O imunizante é fruto de um contrato de transferência tecnológica entre a Fiocruz, a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. Nos primeiros lotes produzidos no Brasil, o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) vinha da China.

No ano passado, a necessidade de adquirir o IFA da China, fez com que atrasos acontecessem devido tempo de entrega. A fundação então montou as estruturas de produção e realizou testes até iniciar a produção do próprio IFA. 

Continua após a publicidade

O IFA

O IFA é formado por vírus e células. O método de fabricação da vacina envolve o adenovírus, tecnicamente classificado como “vetor viral não replicante”. Após a produção dos elementos necessários para a fabricação da vacina, as células são induzidas em um processo de multiplicação e, em seguida, de purificação.

Com isso, a produção do IFA é concluída. Ele é congelado e, depois, descongelado para finalizar a fabricação da vacina com a inclusão de componentes que vão auxiliar a estabilização do imunizante.

O processo seguinte é o envase do produto nos frascos, que são esterilizados para receber o líquido da vacina, que é transferido do local onde fica armazenado (tanques de aço inox).

Veja Também