32 milhões de doses da Janssen estão paradas no Ministério da Saúde, 77% do total recebido

As vacinas da Janssen possuem prazo de validade de 24 meses, mas se não forem usadas, correm o risco de serem 'esquecidas' nos estoques do Ministério da Saúde.

Postado em: 01-02-2022 às 09h05
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: 32 milhões de doses da Janssen estão paradas no Ministério da Saúde, 77% do total recebido
As vacinas da Janssen possuem prazo de validade de 24 meses, mas se não forem usadas, correm o risco de serem 'esquecidas' nos estoques do Ministério da Saúde | Foto: Reprodução

Quase 32 milhões de doses da vacina Janssen estão paradas no Centro de Distribuição de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Segundo a pasta, o motivo seria porque os estados teriam solicitado a suspensão do envio das doses, “devido à saturação da rede de frio local”. O montante representa 77% de todas as doses da vacina já entregues ao Brasil.

Enquanto o Ministério da Saúde empurra a responsabilidade da estagnação para os estados, o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) afirma que desconhece “qualquer solicitação dos estados pela distribuição de determinado fabricante em detrimento a outro”.

Apenas 9,2 milhões de doses da Janssen já foram distribuídas aos entes federados até o momento. Por não possuírem registro definitivo, as vacinas da Janssen só podem ser usadas no Brasil durante a pandemia. O imunizante possui dose única e não é autorizado para aplicação em crianças e adolescentes, faixa etária com a menor cobertura vacinal até o momento.

Continua após a publicidade

“Importante acrescentar que a maior parte das vacinas em utilização no momento é destinada para doses de reforço, para as quais foi recomendada pelo PNO a utilização preferencial de vacinas de RNA mensageiro”, ressaltou o Conass.

Apesar da indicação do ministério, a Janssen solicitou que o reforço seja feito com mais uma dose da própria vacina. Ao aprovar o pedido, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou que fosse seguido o esquema homólogo, mas o ministério decidiu continuar priorizando o reforço com a Pfizer.

Esquecida nos estoques

Mais de 90% da população adulta já se vacinou ao menos com a primeira dose no Brasil. Caso o imunizante não seja aprovado para uso como reforço ou em crianças, as doses correm o risco de serem esquecidas nos estoques do ministério. A pasta afirmou que os imunizantes “poderão ser prontamente distribuídos quando solicitados pelos estados”.

Congeladas em temperatura entre -25°C e -15°C, as vacinas da Janssen possuem prazo de validade de 24 meses, a partir da data de fabricação. Quando descongeladas, precisam permanecer entre 2°C e 8°C por até seis meses.

Veja Também