INSS poderá bloquear em fevereiro benefício de aposentados com prova de vida vencida

A previsão do INSS é que 3 milhões de pessoas façam o procedimento por mês.

Postado em: 01-02-2022 às 10h24
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: INSS poderá bloquear em fevereiro benefício de aposentados com prova de vida vencida
A previsão do INSS é que 3 milhões de pessoas façam o procedimento por mês | Foto: Reprodução

A partir deste mês de fevereiro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderá bloquear os benefícios de quem estiver com a prova de vida vencida. O novo calendário prevê bloqueio neste mês para aqueles que não fizeram o procedimento com vencimento até dezembro de 2020. Quem teve a prova de vida vencida entre janeiro e dezembro de 2021, poderá ter os valores retidos de março a junho deste ano.

Para os demais aposentados e pensionistas, começou a valer em 2022 a prova de vida no mês do aniversário. Os pertencentes a este grupo que não fizerem prova de vida poderão ter seus benefícios retidos a partir de julho. A obrigatoriedade da medida estava suspensa por causa da pandemia de coronavírus e foi retomada por alguns períodos do ano passado.

Prova de vida

Continua após a publicidade

A medida deve ser realizada na própria agência bancária onde o segurado recebe o benefício, apresentando um documento e o cartão do banco. O procedimento também pode ser realizado por meio de biometria facial ou digital, caso o segurado já tenha se cadastrado.

A previsão do INSS é que 3 milhões de pessoas façam o procedimento por mês, para completar até o fim do ano os 36 milhões de segurados. Segundo o instituto, a prova de vida prevista em lei é realizada uma vez por ano para evitar fraudes e pagamentos indevidos. O bloqueio do benefício ocorre se o beneficiário não realizar a medida no mês previsto no calendário.

Em caso de benefício bloqueado, para liberar o pagamento, a pessoa precisará ir à agência bancária onde recebe o benefício para fazer o recadastramento. Após 90 dias, caso ninguém compareça, o benefício será cessado.

Veja Também