Golpe? Roberto Barroso afirma que ‘motivo real’ para queda de Dilma foi falta de apoio, e não pedaladas

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso defendeu em um artigo escrito para a revista Cebri (Centro Brasileiro de

Postado em: 03-02-2022 às 08h41
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Golpe? Roberto Barroso afirma que ‘motivo real’ para queda de Dilma foi falta de apoio, e não pedaladas
Barroso afirmou que as acusações de pedaladas foram uma justificativa do Congresso para encobrir as reais motivações para a queda de Dilma | Foto: Reprodução

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso defendeu em um artigo escrito para a revista Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), que “o motivo real” para o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) foi a falta de apoio político, não as pedaladas.

Em seu texto, Barroso afirmou que as acusações de pedaladas foram uma justificativa para encobrir as reais motivações para a queda de Dilma. “A justificativa formal foram as denominadas ‘pedaladas fiscais’ violação de normas orçamentárias, embora o motivo real tenha sido a perda de sustentação política”, afirmou o ministro.

Barroso ainda analisou o mandato do ex-presidente Michel Temer (MDB), que sucedeu a petista, e lembrou as inúmeras acusações de corrupção contra o governo do emedebista. “O vice-presidente Michel Temer assumiu o cargo até a conclusão do mandato, tendo procurado implementar uma agenda liberal, cujo êxito foi abalado por sucessivas acusações de corrupção. Em duas oportunidades, a Câmara dos Deputados impediu a instauração de ações penais contra o presidente.”

Continua após a publicidade

Impeachment ou golpe

Barroso já havia expressado esse raciocínio em julho de 2021, durante um simpósio em que afirmou: “Creio que não deve haver dúvida razoável de que ela [Dilma] não foi afastada por crimes de responsabilidade ou corrupção, mas, sim, foi afastada por perda de sustentação política”. Em outros momentos, o ministro defendeu a opinião de que “impeachment não é golpe” e que não acha que, “do ponto de vista jurídico, tenha sido um golpe [contra Dilma], porque se cumpriu a Constituição”.

Além do artigo do magistrado do STF, a primeira edição da revista tem textos dos ex-ministros Rubens Ricupero, Celso Amorim, Izabella Teixeira e Marina Silva, além de uma entrevista com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Veja Também