Quinta-feira, 28 de março de 2024

Número de prisões por crime de colarinho branco caíram em 59% no ano passado

Os crimes de colarinho branco são aqueles que envolvem corrupção, tráfico de influência, peculato e organização criminosa, e outros crimes não-violentos e financeiramente motivados

Postado em: 06-02-2022 às 11h14
Por: Iara Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Número de prisões por crime de colarinho branco caíram em 59% no ano passado
Os crimes de colarinho branco são aqueles que envolvem corrupção, tráfico de influência, peculato e organização criminosa, e outros crimes não-violentos e financeiramente motivados | Foto: Reprodução

De acordo com informações da Polícia Federal, as prisões por crimes de colarinho branco sofreram uma queda de 59% no ano de 2021. Os crimes de colarinho branco são aqueles que envolvem corrupção, tráfico de influência, peculato e organização criminosa, e outros crimes não-violentos e financeiramente motivados.

Entre os meses de janeiro e setembro de do ano passado, as prisões por crimes de colarinho branco chegaram à marca de 167 detenções, enquanto no ano de 2020, o número de detenções atingiu o número de 411 prisões. 

O número de prisões ocorridas em 2021 também foi menor do que nos anos anteriores, como o ano de 2011 e 2008, em que houveram 314 e 320 detenções, respectivamente, segundo informações da Organização não Governamental Fiquem Sabendo. Alguns fatores podem ser apontados como responsáveis por essa queda, como a desmobilização das forças-tarefas no campo do Ministério Público Federal por determinação da Procuradoria Geral da República e o encerramento da operação Lava Jato.

Veja Também