Quinta-feira, 28 de março de 2024

Valores a receber: Banco Central anuncia site para consulta de dinheiro esquecido

O objetivo do site exclusivo do Sistema Valores a Receber, é o de otimizar sua capacidade de atendimento.

Postado em: 08-02-2022 às 18h14
Por: Eduarda Albuquerque
Imagem Ilustrando a Notícia: Valores a receber: Banco Central anuncia site para consulta de dinheiro esquecido
Nessa segunda-feira (07/02), o Banco Central divulgou site exclusivo onde empresas e cidadãos brasileiros poderão consultar saldo esquecido em contas bancárias | Foto: Reprodução

Nessa segunda-feira (07/02), o Banco Central divulgou site exclusivo onde empresas e cidadãos brasileiros poderão consultar saldo esquecido em contas bancárias. A consulta pode ser feita através do site valoresareceber.bcb.gov.br, que vai começar a funcionar a partir do dia 14 de fevereiro.

O objetivo do site exclusivo do Sistema Valores a Receber, é o de otimizar sua capacidade de atendimento. No dia 26 de fevereiro, a ferramenta havia sido suspensa devido ao grande número de acessos gerar instabilidade no site da autoridade monetária.

O relacionamento do banco com os cidadãos brasileiros se dará integralmente no canal do site, e não será permitido a consulta e solicitação de valores no SRV no site principal da autarquia, nem de dentro do sistema Registrato. O SRV viabilizará a devolução de até R$ 8 bilhões para pessoas e empresas.

Continua após a publicidade

De acordo com o Banco Central, assim que a consulta for feita através do novo site, e algum valor for identificado, o cidadão será imediatamente informado sobre a data em que será possível retirar a quantia de sua conta. Os pedidos serão agendados a partir do dia 07 de março de 2022, na data indicada pelo sistema.

Golpes

Em nota, o Banco Central fez um apelo e alertou ao cidadão para que ele não caia em golpes utilizando o SVR. O órgão não encaminha links e não vai atrás dos cidadãos para alertar sobre os valores a serem recebidos ou para confirmar dados pessoais. Desse modo, nenhuma espécie de pagamento deve ser direcionada ao BC para ter acesso aos valores. Não existe autorização para que entrem em contato com os cidadãos em nome do Banco Central ou do Sistemas Valores a Receber.

Veja Também