Famosos Alertam: Projeto de Lei que visa flexibilização de agrotóxicos ameaça população Brasileira

Nesta quarta-feira (09/2), está prevista a votação do Pacote Veneno (Projeto de lei 6299/2002) na câmara dos deputados.

Postado em: 09-02-2022 às 18h07
Por: Eduarda Albuquerque
Imagem Ilustrando a Notícia: Famosos Alertam: Projeto de Lei que visa flexibilização de agrotóxicos ameaça população Brasileira
Desde janeiro de 2019, uma média de 1.411 agrotóxicos foram aprovados no país, o que contabiliza um dos maiores registros na história | Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (09/2), está prevista a votação do Projeto de Lei 6299/2002 (apelidado de “Pacote Veneno” pelos internautas) na câmara dos deputados. Segundo toxicologistas, o Projeto de Lei carrega uma série de medidas que possuem o objetivo de flexibilizar a legislação acerca do uso de agrotóxicos, e que facilitam o registro de substâncias cancerígenas. Anteriormente, em uma comissão especial, várias outras propostas com agrotóxicos intensamente prejudiciais à saúde foram apresentadas. Essa nova PL é uma espécie de junção de todas elas.

“Nós temos um governo federal e um legislativo que não têm nenhuma preocupação com a saúde e o meio ambiente, desmontando e perseguindo ambientalistas, lideranças de povos e comunidades tradicionais e até mesmo os órgãos de fiscalização. Tudo isso somado ao PL do veneno será um desastre sem precedentes na nossa história”, alerta Karen Friedrich, integrante do Grupo Temático Saúde e Meio Ambiente da Abrasco e toxicologista da Fiocruz. 

#NãoAoPacoteVeneno

Continua após a publicidade

Nas redes sociais, diversas pessoas tem se juntado contra a aprovação do projeto de lei. Um exemplo disso, são os diversos famosos que se uniram em um “tuitaço” com o intuito de barrar o projeto de lei. Personalidades como Leandra Leal, Paola Carosella e Bruno Gagliasso também participaram.

A hashtag #NãoAoPacoteVeneno atingiu os “trending topics” do Twitter e está gerando um grande número de alcances. Para os participantes, alertar a população sobre a urgência de barrar o Projeto de Lei e o uso de agrotóxico é de extrema importância.

O Governo do Agrotóxico

No início da gestão de Jair Messias Bolsonaro, a ministra da agricultura, Tereza Cristina, mencionou o fato de que o processo de aprovações de agrotóxicos no Brasil é muito lento e gradual. Para ela, isso atrasa o agronegócio Brasileiro.

Desde janeiro de 2019, uma média de 1.411 agrotóxicos foram aprovados no país, o que contabiliza um dos maiores registros na história. Atualmente, existem 3.477 pesticidas aprovados no mercado. Então, conclui-se que 40% de todo o produto vendidos no Brasil foram legislados em pouco mais de mil dias de governo Bolsonaro.

Veja Também