Governo de Goiás envia bombeiros goianos para dar suporte no resgate em Petrópolis

Equipe é composta por quatro militares, de Anápolis, e três cães farejadores, que já participaram de operações semelhantes

Postado em: 18-02-2022 às 15h22
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo de Goiás envia bombeiros goianos para dar suporte no resgate em Petrópolis
Equipe é composta por quatro militares, de Anápolis, e três cães farejadores, que já participaram de operações semelhantes | Foto: Reuters

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) envia, por determinação do governador Ronaldo Caiado, três equipes para dar suporte às operações de resgate em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, que tem sido assolado por fortes chuvas e já deixaram ao menos 134 pessoas desaparecidas. As equipes foram enviadas nesta sexta-feira (18/2) e são compostas por quatro militares, da 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM), de Anápolis, e três cães farejadores.

A missão foi autorizada por Caiado, pelo secretário de Segurança Pública (SSP-GO), Rodney Miranda, e o comandante-geral do CMBGO, Coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos.

Para a ação, serão deslocados uma viatura e o avião do Corpo de Bombeiros. Além disso, o trabalho de resgate será concentrado primeiramente na região Morro da Oficina, onde pelo menos 40 casas foram soterradas após as fortes chuvas que atingiram o município. A previsão é que as buscas comecem ainda nesta sexta-feira.

Continua após a publicidade

Entretanto, segundo o comandante da 2ª CIBM, Capitão Higor Mendonça, ainda não há confirmação pelas condições de voo devido ao tempo. “Estamos programando o deslocamento, possivelmente, de avião. Ainda não temos confirmação pelas condições de voo, por conta do tempo. Mas uma guarnição já vai deslocar por terra e nós estamos aguardando apenas o OK do serviço aéreo para embarcar dois binômios (dois bombeiros e os respectivos cães), para já irem deslocando o mais rápido possível”, informou.

O Capitão reforçou ainda que os cães enviados já participaram de outras operações semelhantes. “Uma delas, inclusive, a cadela Cristal, atuou em Brumadinho (MG) em uma situação semelhante a essa, de pessoas desaparecidas e busca em terreno com lama. Todos os três cães possuem a certificação nacional para esse tipo de busca”.

O CBMGO auxiliou também na tragédia de Minas Gerais e outros desastres, em apoio as outras unidades da federação, sendo a mais recente foi a Operação SOS Bahia, em dezembro de 2021. Na ação, oito militares atuaram na Bahia, assolado por enchentes e alagamentos, deixando mais de 70 municípios em situação de emergência.

Caiado, por sua vez, elogiou o empenho dos militares e disse ter “muito orgulho destes homens que emprestam suas vidas para que as vidas de outras pessoas sejam preservadas”. O titular da SSP-GO também destacou o espírito solidário dos bombeiros goianos que “não pensaram duas vezes antes de deixar suas casas para ajudar. São profissionais da mais ata envergadura”.

Veja Também