PF e PRF prendem servidores do Detran de 3 estados que ajudaram na clonagem de 10 mil veículos

Segundo a investigação, a clonagem dos chassis era feita com a participação de servidores do Detran e de despachantes de todo o país.

Postado em: 24-02-2022 às 09h44
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: PF e PRF prendem servidores do Detran de 3 estados que ajudaram na clonagem de 10 mil veículos
Segundo a investigação, a clonagem dos chassis era feita com a participação de servidores do Detran e de despachantes de todo o país | Foto: Reprodução

Mais de 400 agentes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciaram na manhã desta quinta-feira (24/2) uma operação em conjunto para coibir fraudes em veículos no país. Segundo o apurado, uma mega-quadrilha da qual faziam parte servidores do Detran em três estados já conseguiu adulterar cerca de 10 mil automóveis, dos quais 3,3 mil eram viaturas do Exército Brasileiro.

Em meio à ação integrada, batizada de Operação Fiat Lux, foram cumpridos 82 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão. Os mandados ocorrem simultaneamente em 11 estados, sendo eles: São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Pará, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraíba, Ceará, Paraná, Pernambuco e Maranhão.

Por ordens judiciais, 95 servidores do Detran foram afastados de suas funções, a maioria deles do estado de São Paulo (85). Outros sete eram do Detran-TO, e três do Detran-MG. Vinte despachantes também foram afastados em São Paulo.

Continua após a publicidade

Investigação

O inquérito policial, instaurado no fim de 2020, teve origem após ter sido detectada a clonagem de veículos do Exército. Os números dos chassis eram utilizados ilegalmente, com objetivo de obter documentos legítimos.

Segundo a investigação, a clonagem dos chassis do Exército era feita com a participação de servidores do Detran e de despachantes de todo o país. Equipes do Exército prestaram apoio logístico durante a deflagração da operação. A PF e a PRF informam que a investigação não aponta a participação de integrantes da Força nas fraudes.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo também auxiliou na ação.

Veja Também