Saiba quais são os dois autotestes de Covid-19 autorizados pela Anvisa

É importante se atentar as instruções para a realização do teste

Postado em: 24-02-2022 às 11h34
Por: Iara Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Saiba quais são os dois autotestes de Covid-19 autorizados pela Anvisa
É importante se atentar as instruções para a realização do teste | Foto: Reprodução

Desde o dia 28 de janeiro o uso do autoteste para a detecção do coronavírus está permitida no Brasil, sendo autorizada comercialização dos exames em farmácias e estabelecimentos licenciados para comércio de dispositivos médicos. As duas marcas autorizadas a comercializarem os testes foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os dois autotestes autorizados são o “Autoteste COVID Ag Detect”, fabricado pela Eco Diagnostica Ltda, e o “Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno” da CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos Ltda.

O uso do Autoteste é recomendado entre o 1° e 7° dias quando se apresenta os sintomas da Covid-19, como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo. Pessoas que estiveram com indivíduos que testaram positivo, mas não apresentaram sintomas, também é recomendado o exame, 5 dias após o contato.

Continua após a publicidade

É importante se atentar as instruções para a realização do teste indicadas pelas fabricantes. Em caso de resultado positivo, a recomendação da Anvisa é o uso de máscara e isolamento imediato. Como existe a possibilidade de resultados incongruentes e falsos positivos, é recomendado que seja procurado um médico e que seja realizado o teste com um profissional.

Veja Também