Em Goiás, Receita Federal espera receber cerca de 1 milhão de declarações neste ano

A receita afirma que o ideal é se antecipar, e o primeiro lote de restituição está programado para o dia 31 de maio

Postado em: 07-03-2022 às 11h40
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Em Goiás, Receita Federal espera receber cerca de 1 milhão de declarações neste ano
A receita afirma que o ideal é se antecipar, e o primeiro lote de restituição está programado para o dia 31 de maio | Foto: Reprodução/Internet

A partir desta segunda-feira (7/3), os contribuintes já podem enviar a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). Neste ano o prazo segue até dia 29 de abril, e, após essa data, o contribuinte que não prestar contas poderá estar sujeito à multa pelo atraso. Somente em Goiás, a Receita Federal do Brasil (RFB) calcula receber cerca de milhão de declarações.

Com base nas diversas mudanças no IR, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, orienta a população para que o busque o auxílio de um profissional contábil. “O assessor contábil contribui para que a declaração seja realizada com as devidas informações técnicas, sem riscos para o questionamento do Fisco e também para não cair na malha fina”, alerta.

Em todo o país, a RBF pretende receber 34 milhões de declarações. A receita afirma que o ideal é se antecipar, começar a separar os documentos, para garantir uma melhor restituição e evitar o risco de cair na malha fina, já que neste ano existem algumas novidades para o imposto.

Continua após a publicidade

Uma das grandes novidades do IRPF de 2022 deste ano é a possibilidade de recebimento de restituição através de Pix. Nesse caso, somente a chave Pix com o CPF do titular serâ válida para o cadastro. O mesmo é válido para o pagamento das Darís do IRPF. Os documentos serão impressos com QR Code para a realização do processo.

Além disso, a declaração pré-preenchida estará disponível para aqueles que têm contas gov.br, nos níveis ouro e prata. Outra inovação é a possibilidade de preenchimento multiplataforma, o que inclui o Programa PGD, instalado nos computadores; dispositivos móveis, como celulares e tablets, no preenchimento por app; e declaração on-line, por meio do e-CAC.

O primeiro lote de restituição está programado para o dia 31 de maio, com o último lote previsto para 30 de setembro.

Veja Também