Após impactos da pandemia, mercado de trabalhadores domésticos volta a crescer

Mercado foi um dos mais afetados com o vírus, mas dados indicam que já está se recuperando

Postado em: 10-03-2022 às 15h42
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Após impactos da pandemia, mercado de trabalhadores domésticos volta a crescer
Mercado foi um dos mais afetados com o vírus, mas dados indicam que já está se recuperando | Foto: reprodução

A pandemia gerou impactos negativos em diversas áreas, mas principalmente no mercado de trabalho. Um dos mercados mais afetados foi o de trabalhador doméstico, isso porque muitos foram dispensados por medo da disseminação da covid-19 e por queda de renda, fazendo com que vários patrões tivessem que demitir o funcionário de casa. Entretanto, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mercado está se recuperando aos poucos.

Segundo os dados do IBGE, a quantidade de trabalhadores domésticos aumentou 22,5% em 2021 no Brasil, para o total de 5,6 milhões. Um exemplo que facilitou o aumento desse número foi a rede de franquias Mary Help, empresa que intermedia a contratação de diaristas, que registrou 503 mil diárias em 2021, aumentando 47% em relação à 2020, isto é, 5,5 mil diaristas ativas.

Além disso, foi observado um aumento significativo na procura por processos seletivos para empregados domésticos mensalistas, em 2021. Em 2019, a quantidade era de 711; em 2020, 620, representando queda de 13%. Já no ano passado, o número registrado foi de 814 processos seletivos, ou seja, um aumento de 31% em relação ao ano de 2020.

Continua após a publicidade

O avanço da vacinação foi um fator importante para o retorno de trabalhadores domésticos aos seus serviços. Além de a proteção vacinal gerar segurança aos trabalhadores para a volta, os empregadores também estão confiantes em abrir as portas de casa.

De acordo com o presidente do Instituto Doméstica Legal, Mario Avelino, o pior momento para esses trabalhadores foi em 2020, mas que a expectativa agora é de melhora. “O auge da perda do emprego doméstico foi em 2020. E se eu comparar com o terceiro trimestre de 2021 com 2020, houve uma recuperação de quase 900 mil empregos. Então está recuperando e a expectativa é a melhoria”, afirmou.

Veja Também