Bandidos roubam senhas bancárias dos clientes por meio de perfis falsos de hotéis; saiba como se proteger

Nesses perfis, os golpistas divulgam ofertas convidativas e oferecem um link para o acesso do usuário

Postado em: 23-03-2022 às 12h22
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Bandidos roubam senhas bancárias dos clientes por meio de perfis falsos de hotéis; saiba como se proteger
Nesses perfis, os golpistas divulgam ofertas convidativas e oferecem um link para o acesso do usuário. | Foto: Reprodução

Com a flexibilização dos protocolos da pandemia, o turismo têm retomado a economia, o que também aumentou a procura por hospedagens. Na internet, grupos criminosos têm criado perfis falsos nas redes sociais, com imagens de hotéis e pousadas nos pontos mais desejados pelos viajantes, para aplicarem golpes, e isso tem chamado a atenção para que os consumidores tomem cuidado e saibam como se proteger.

Nesses perfis, os golpistas divulgam ofertas convidativas e oferecem um link para o acesso do usuário. Mas, quando o cidadão clica, seu dispositivo é infectado por um vírus. A função dele é roubar dados, como senhas bancárias, salvas no celular, no tablet ou no computador. Por isso, Francisco Rezende, CEO da Agência Vírgula, explicou como identificar promoções fraudulentas.

“Desconfie de perfis que têm pouquíssimos seguidores e não geram interação com o público. Evite também clicar em qualquer link de anúncio, principalmente quando o valor é muito inferior ao tradicional. O mais seguro é entrar em contato direto com o estabelecimento e confirmar que se trata de uma promoção real” pontuou Francisco.

Continua após a publicidade

Ele ainda aponta que a confirmação de uma reserva deve ser feita por meio de um telefone ou e-mail obtido de um meio confiável, como o site ou o panfleto do local. Comprovada a fraude, o consumidor deve denunciar o perfil falso ao suporte da plataforma em que ele está hospedado.

Mas se caiu no golpe, o que devo fazer?

A orientação é procurar a polícia para tentar identificar o dono do perfil falso e desta forma responsabilizá-lo pelos crimes e pelos danos sofridos, embora, devido às políticas de privacidade, aos entraves burocráticos e aos cuidados que essas quadrilhas têm, seja muito difícil obter a localização ou a identidade exata de quem está por trás desses perfis.

“Em alguns casos, também é possível, por via judicial, solicitar o ressarcimento do prejuízo para as plataformas onde o golpe ocorreu” explicou Francisco. Ele ainda recomenda aos estabelecimentos verdadeiros que tiverem suas informações replicadas em uma mídia falsa que procurem a polícia.

“É fundamental a comunicação constante sobre a possibilidade desse tipo de golpe, como ele funciona e as orientações para que o cliente não caia” concluiu. ara os estabelecimentos é fundamental a realização de um registro de ocorrência, para comprovar a veracidade das informações e escapar da responsabilização em casos de processos.

Veja Também