TSE decide triplicar número de urnas eletrônicas auditáveis nas Eleições de 2022

Objetivo é ampliar alcance, visibilidade e transparência no processo eleitoral

Postado em: 30-03-2022 às 17h56
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: TSE decide triplicar número de urnas eletrônicas auditáveis nas Eleições de 2022
Objetivo é ampliar alcance, visibilidade e transparência no processo eleitoral | Foto: Abdias Pinheiro/SECOM

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai triplicar o número de urnas auditáveis nas eleições gerais de outubro, quando os eleitores votarão para cargos majoritários de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual, medida aprovada na última terça-feira (29/3) pelo plenário do Tribunal. Segundo o TSE, o objetivo é ampliar o alcance, visibilidade e transparência “em todo o processo eleitoral”.

Nas unidades da federação (UF’s) com até 15 mil seções no Cadastro Eleitoral serão escolhidas ou sorteadas 23 seções, sendo que as 20 primeiras urnas serão submetidas ao Teste de Integridade e as outras ao Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.

Em relação as UF’s, com 15.001 a 30 mil seções, serão escolhidas ou sorteadas 35, sendo que as 27 primeiras vão passar pelo Teste de Integridade e as outras oito pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais. Já nas demais UF’s, serão escolhidas ou sorteadas 43 seções, sendo as 33 primeiras urnas submetidas ao Teste de Integridade e as outras ao Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.

Continua após a publicidade

Além disso, foi definido que os votos serão lançados na urna eletrônica por servidor efetivo do Poder Judiciário ou do Ministério Público. Anteriormente, a norma previa que a atribuição seria apenas de servidor efetivo da Justiça Eleitoral.

Dentre os integrantes da Comissão de Transparência das Eleições estão: os representantes da Polícia Federal e do Ministério da Defesa, e os engenheiros Bruno de Carvalho Albertini, professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde).

*Matéria feita baseada em informações da Agência Brasil.

Veja Também