Patrícia Poeta deixa É de Casa com dores devido pedra nos rins; entenda as causas e como evitar

10 milhões de brasileiros sofrem com cálculo renal, que é tratado em casa

Postado em: 02-04-2022 às 15h39
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Patrícia Poeta deixa É de Casa com dores devido pedra nos rins; entenda as causas e como evitar
10 milhões de brasileiros sofrem com cálculo renal, que é tratado em casa | Foto: Reprodução

A apresentadora Patrícia Poeta, de 45 anos, precisou se ausentar do programa É de Casa, da TV Globo, neste sábado (02/04), após ser diagnosticada com pedra nos rins. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia mostram que 5% da população brasileira, ou seja, 10 milhões de pessoas sofrem com cálculo renal.

Segundo a jornalista Ana Furtado, a colega passa bem e está em tratamento em casa, apesar das dores fortes causadas pela doença. Ao lado de Thalita Morete, as apresentadoras reforçaram a importância de se beber água para evitar a doença.“Que loucura, foi surpreendida, mas graças a Deus está se cuidando e está bem”, disse.

O médico generalista, Arthur Frazão, em texto publicado no site TuaSaúde, explica que as pedras nos rins são causadas pela alimentação rica em proteína e sódio e pouco consumo de líquidos no dia a dia. “O que deixa a urina mais concentrada e aumenta o risco de formação de pedra”, explica.

Continua após a publicidade

Segundo ele, os sintomas são dores no fundo das costas, urina turva e com sangue, vontade frequente de ir ao banheiro, dor ao urinar e febre acima de 38º C. “O tratamento é geralmente feito em casa e inclui repouso, ingestão de líquidos e uso de remédios indicados pelo médico”, explica.

Veja Também