Forças Armadas estão sendo orientadas a atacar processo eleitoral, afirma Luís Roberto Barroso

No evento, Barroso ainda defendeu a atuação das Supremas Cortes para a preservação da democracia e criticou a tentativa de envolvimento das Forças Armadas na política.

Postado em: 24-04-2022 às 14h38
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Forças Armadas estão sendo orientadas a atacar processo eleitoral, afirma Luís Roberto Barroso
No evento, Barroso ainda defendeu a atuação das Supremas Cortes para a preservação da democracia e criticou a tentativa de envolvimento das Forças Armadas na política | Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso afirmou neste domingo (24/4) que as Forças Armadas brasileiras estão sendo incentivadas a atacar as eleições que ocorrerão em outubro. O comentário foi feito durante uma palestra virtual do ministro em meio a um seminário organizado pela Universidade Hertie School, da Alemanha.

“As Forças Armadas estão sendo orientadas para atacar o processo [eleitoral] e tentar desacreditá-lo”, disse Barroso. O ministro, que até fevereiro era presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não citou quem estaria orientando as Forças Armadas, mas a crítica se alinha ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que já questionou reiteradas vezes a segurança das urnas eletrônicas.

Barroso ainda defendeu a atuação das Supremas Cortes – no Brasil, Supremo Tribunal Federal – para a preservação da democracia e criticou a tentativa de envolvimento das Forças Armadas na política. “Tenho a firme expectativa de que as Forças Armadas não se deixem seduzir por esse esforço de jogá-las nesse universo indesejável para as instituições de Estado, que é o universo da fogueira das paixões políticas”, destacou.

Continua após a publicidade

Conferência

O seminário foi organizado por alunos da Hertie School, escola de governança e administração pública da Alemanha. O evento ocorreu ontem (23) e ao longo deste domingo (24), com a participação de políticos, gestores públicos, empresários e professores que trabalham na Alemanha para debater as perspectivas brasileiras neste ano eleitoral.

Veja Também