8 milhões de beneficiários de programas sociais devem fazer atualização cadastral para manter pagamento

As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar as informações a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração para manterem o beneficio ativo

Postado em: 13-05-2022 às 11h21
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: 8 milhões de beneficiários de programas sociais devem fazer atualização cadastral para manter pagamento
As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar as informações a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração para manterem o beneficio ativo | Foto: Reprodução

Os beneficiários de programas sociais como o programa Auxílio Brasil (PAB), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) devem ficar atentos à retomada dos processos de averiguação e revisão cadastral de 2022. Ao todo cerca de oito milhões de famílias deverão atualizar as informações no Cadastro Único (CadÚnico).

As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar as informações a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração, seja na composição familiar, no endereço ou na situação de trabalho e renda de seus membros, para manterem o beneficio ativo.

Devido a pandemia de Covid-19, o governo dividiu o processo de revisão cadastral. Neste ano, apenas as famílias com cadastros que foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 serão convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único. As famílias que atualizaram seus dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.

Continua após a publicidade

Como fazer a atualização?

O novo aplicativo do Cadastro Único, é uma das ferramentas para que as famílias cadastradas possam conferir se os dados estão atualizados. Além disso, as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil receberão mensagens no extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo do programa. Já os beneficiários da TSEE poderão receber comunicados por mensagem na conta de energia elétrica.

Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a atualização dos dados por confirmação pelo aplicativo do Cadastro Único. Porém, se for preciso alterar alguma informação, é necessário comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral.

Veja Também