Em congresso no Rio, Bolsonaro afirma que Brasil não teve “problema social” durante a pandemia

O Presidente Jair Bolsonaro, afirmou que o país não sofreu nenhum problema social durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), em discurso no Congresso Mercado Global de Carbono, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (19/5).

Postado em: 19-05-2022 às 17h20
Por: Ana Bárbara Quêtto
Imagem Ilustrando a Notícia: Em congresso no Rio, Bolsonaro afirma que Brasil não teve “problema social” durante a pandemia
"Povo brasileiro fez sua parte", disse Bolsonaro. | Foto: Reprodução.

Nesta quinta-feira (19/5), em discurso no Congresso Mercado Global de Carbono no Rio de Janeiro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o país não sofreu nenhum problema social durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Além disso, segundo ele, o governo federal fez um esforço muito grande para que a economia não entrasse em colapso.

“Os mais humildes, obrigados a ficar em casa, perderam toda a sua renda. E não tivemos nenhum problema social no Brasil pois acolhemos essas pessoas. Estamos voltando à normalidade”, contou Bolsonaro.

“Lamentavelmente, a condução do estado da pandemia foi tirada da minha mesa presidencial, mas o Brasil fez a sua parte”, reforçou o Presidente.

Continua após a publicidade

Apesar das falas de Bolsonaro, a pandemia causou um efeito negativo nas vidas das famílias brasileiras. Conforme o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, feito pela Rede Penssan, a insegurança alimentar aumentou 19% nos domicílios onde algum morador havia perdido o emprego ou houve endividamento, em razão da pandemia.

De acordo com o inquérito, nas regiões norte e nordeste do Brasil, foram observados os maiores percentuais de perda de emprego, redução dos rendimentos familiares, endividamento e corte nas despesas. Cerca de 60% das pessoas dessa regiões solicitaram e receberam o auxílio emergencial.

Em abril deste ano, a inflação teve alta de 1,06% após ter alcançado 1,62% em março. Esse foi o maior resultado para o mês de abril desde 1996 (1,26%).

Veja Também