Novo modelo de CNH possui validade de 10 anos para revalidação de habilitação

Além das novas medidas incorporadas na CNH, agora o documento poderá ser usado como passaporte para embarcação de voos nacionais e internacionais.

Postado em: 30-05-2022 às 14h15
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Novo modelo de CNH possui validade de 10 anos para revalidação de habilitação
Além das novas medidas incorporadas na CNH, agora o documento poderá ser usado como passaporte para embarcamento de voos nacionais e internacionais | Foto: Reprodução/ Jornal Piracicaba

O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação, será emitida nessa quarta- feira (1/6). O Senatran, Secretária Nacional de Trânsito, relata que o documento irá ficar moderno e cumprindo determinações legais, possibilitando o uso de nome social e filiação afetiva do jeito que o motorista desejar.

Além das novas medidas incorporadas na CNH, agora o documento poderá ser usado como passaporte para a embarcação de voos nacionais e internacionais. A versão impressa contará com idiomas a mais, sendo eles: francês e inglês. Isso facilitará o seu uso em outros países. Recentemente, o Inep anunciou que a CNH também poderá ser usada como identificação para a realização do Enem.

As mudanças estavam previstas desde dezembro do ano passado, de acordo com a Resolução nº 886, que regulamenta especificações, produção e expedição da CNH. Entretanto, a renovação do modelo não é obrigatória. A implementação só ocorrerá para novas habilitações geradas ao longo de recentes condutores, motoristas que necessitam renovar a CNH e emissão de segunda via.

Continua após a publicidade

A nova versão terá uma tabela de identificação dos tipos de veículos que o condutor está apto a dirigir, informações sobre atividade remunerada do individuo e as possíveis restrições médicas.

Nas características, o documento adotará novos visuais. Além da cor atual verde, será adquirido a cor amarelo e outros elementos gráficos, justamente para impedir fraudes e falsificação. O condutor poderá expedir através do QR que será disponibilizado no documento a partir de forma digital, física ou se a pessoa preferir, ambos.

Veja Também