Fiscalização do Parque Nacional das Emas descobre desmatamento ilegal na região

O desmatamento foi flagrado por uma fiscalização de rotina do parque nacional

Postado em: 17-06-2022 às 11h04
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Fiscalização do Parque Nacional das Emas descobre desmatamento ilegal na região
O desmatamento foi flagrado por uma fiscalização de rotina do parque nacional | Foto; Reprodução

A área do Cerrado que equivale a 50 campos de futebol, estava sendo desmatada ilegalmente as margens do Parque Nacional das Emas, na divisa entre Goiás e Mato Grosso do Sul. A denúncia partiu do próprio Instituto Chico Mendes (ICMBio), que administra o local.

O desmatamento foi flagrado por uma fiscalização de rotina do parque nacional. A execução, segundo o diretor do parque, Marcos Cunha, é proibida por ser uma área considerada um corredor ecológico, que habita animais.

Os tratores utilizados para a prática ilegal, foram encontrados e levados para sede do Parque Nacional das Emas, para serem devolvidos apenas o final da investigação, em conjunto com a Polícia Federal.

Continua após a publicidade

“A gente constatou desmatamento em Área de Proteção Permanente e, após a consulta do documento que autorizaria esse desmatamento, emitido por órgão do Mato Grosso, vimos que estava ilegal. Lá consta que seria em uma área já ocupada, mas foi facilmente detectado uma área preservada”, explicou Marcos Cunha, diretor do parque.

O diretor também relatou que provavelmente, o consultor que fez o processo omitiu a informação do órgão licenciador e que o documento não cita a existência do parque ao lado da propriedade, nem a importância de preservação dele.

O parque possui 132 mil hectares e vem sendo desmatada há uma semana.

Veja Também