Brasil já confirmou mais de 200 casos de varíola dos macacos

Goiás confirmou, até o momento, dois casos da doença.

Postado em: 11-07-2022 às 12h18
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil já confirmou mais de 200 casos de varíola dos macacos
Goiás confirmou, até o momento, dois casos da doença. | Foto: Reprodução

O Brasil já tem 219 casos confirmados de varíola dos macacos. O total de casos é contabilizado com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ).

O Ministério da Saúde registra 218 casos confirmados da doença, enquanto a Secretaria de Saúde do Rio informa que registrou mais um caso de varíola dos macacos no estado.

Segundo o ministério, São Paulo tem o maior número de casos: 158. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, que, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado, soma 34 confirmações da doença.

Continua após a publicidade

A pasta informa que os outros casos foram registrados nos estados de Minas Gerais (14), Paraná (três), Rio Grande do Sul (três), Ceará (dois), Rio Grande do Norte (dois), Goiás (dois) e Distrito Federal (um).

Goiás

No último sábado (9/7), a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou os primeiros dois casos da Varíola dos Macacos no estado. Segundo a pasta, os infectados são homens, um de 33 e outro de 34 anos de idade, ambos moradores de Aparecida de Goiânia.

“Ambos estão em isolamento domiciliar, com boa evolução do quadro e sendo monitorados diariamente pela Vigilância em Saúde”, diz a SES em nota.

A Secretaria ainda afirma que os pacientes receberam atendimento médico e orientações quanto à necessidade de manter isolamento, já que a transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias ou materiais contaminados.

A SES também ressaltou que, embora a doença ter sido identificada pela primeira vez em macacos, o surto atual não possui mais relação com esses animais.

Veja Também