Contas de luz podem ter 20% de redução no preço

O Ministério de Minas e Energia anunciou que as contas de luz terão o preço reduzido à 20% do valor atual em comparação ao mês de abril.

Postado em: 12-07-2022 às 14h33
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Contas de luz podem ter 20% de redução no preço
Para alguns consumidores residenciais, os reajustes podem ter reduções significativas | Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Nesta terça-feira (12/7), o Ministério de Minas e Energia anunciou que as contas de luz terão o preço reduzido à 20% do valor atual em comparação ao mês de abril. A medida foi aprovada recentemente pelo Congresso Nacional.

Para isso acontecer, o Ministério relata diversos acontecimentos como a queda do ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços) nas contas de energia, a devolução nos tributos que tiveram os valores pagos a mais pelos consumidores e a capitalização da Eletrobrás.

Os resultados da redução foram realizados com base no site da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), utilizando as faturas do consumo médio, ou seja, 162 kWh/mês.

Continua após a publicidade

Com isso, para alguns consumidores residenciais, os reajustes podem ter reduções significativas. De acordo com cálculos estipulados pelo governo, Goiás terá uma queda média de 23,6%. As maiores quedas serão no estado do Maranhão (32,1%) e Piauí (28,7%).

Agora para a medida ser efetivada, tudo depende da regulamentação estadual, pois os estados podem realizar uma cobrança diferente do que a estipulada, ou seja, tendo em vista o volume de consumo e renda da população.

Veja Também