Brasil tem 7 universidades entre as 10 melhores da América Latina

O ranking analisa as universidades em cinco áreas: ensino, pesquisa, impacto de citação, panorama internacional e receita da indústria

Postado em: 15-07-2022 às 11h19
Por: Alexandre Paes
O ranking analisa as universidades em cinco áreas: ensino, pesquisa, impacto de citação, panorama internacional e receita da indústria | Foto: Reprodução

O Brasil é o país mais representado no ranking de melhores universidades da América Latina feito pela publicação britânica Times Higher Education. Entre as dez instituições de ensino mais bem avaliadas, sete universidades são do Brasil. O ranking foi divulgado na nesta quinta-feira (14). Pelo sexto ano consecutivo, a USP (Universidade de São Paulo) ficou em segundo lugar no ranking, atrás apenas da Pontifícia Universidade Católica do Chile.

A publicação avaliou o desempenho de 197 instituições de ensino superior de 13 países. O ranking analisa as universidades em cinco áreas: ensino, pesquisa, impacto de citação, panorama internacional e receita da indústria. Ao todo, são 13 indicadores, como número de citações em pesquisa e o grau de titulação dos professores.

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) se manteve mais uma vez no terceiro lugar, seguida pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que avançou da nona para a quarta posição.

Continua após a publicidade

Segundo a publicação, as universidades brasileiras tiveram melhora na qualidade e na quantidade de pesquisas. O país supera a média latino-americana em todas os quesitos, exceto na avaliação sobre impacto de citações e métricas internacionais.

Além de ter mais instituições no top 10, o Brasil também é o país mais representado no ranking, com 72 universidades. Em seguida aparece o Chile (30), Colômbia (29) e México (26).

Das universidades brasileiras que entraram para a lista, 90% são públicas. Apenas oito são particulares, e a PUC-Rio é a mais bem avaliada entre elas e aparece na décima posição.

As 10 Universidades mais bem avaliadas na América Latina

1ª – Pontifícia Universidade Católica do Chile (Chile)
2ª – Universidade de São Paulo (Brasil)
3ª – Universidade Estadual de Campinas (Brasil)
4ª – Universidade Federal de São Paulo (Brasil)
5ª – Instituto de Tecnologia de Monterrey (México)
6ª – Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil)
7ª – Universidade do Chile (Chile)
8ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)
9ª – Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)
10ª – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil)

Veja Também